sexta-feira, 31 de julho de 2009

Curso Acessibilidade

A Secretaria da Pessoa com Deficiência e com Mobilidade Reduzida da prefeitura de São Paulo desenvolveu um curso de Acessibilidade para a capacitação de arquitetos e engenheiros com base na Legislação Nacional e na norma NBR9050. Os profissionais recebem uma apostila e um software que permite desenvolver a análise do nível de adequação das vias públicas, projetos e edificações já existentes analisando apenas os ítens pertinentes a cada contexto. As 1.500 regras da norma NBR9050 são facilmente verificadas no formato de um check-list e no final o software apresenta um relatório dos ítens que não estão em conformidade com a norma.
As informações podem ser validadas em uma base de dados que possibilita a visualização de um mapa da acessibilidade conforme diversos filtros (por região, por segmento, nível de adequação) e tem se tornado uma ferramenta para a gestão da acessibilidade no municipio de São Paulo.
Tudo isso faz parte das boas práticas da “governança pública” chamado de Sistema de Acreditação, que conquistou resultados fantásticos devido à capacitação de um exercito de profissionais que fizeram o curso (aproximadamente 3.500) e agora desenvolvem projetos novos e reformas em conformidade com as leis e normas nacionais de acessibilidade.

Um comentário:

  1. Sergio Yassumo Yamawaki, como posso participar deste curso? Meu nome é Darci Gonçalves ja tive o privelégio de lhe conhecer pessoalmente na UTFPR. Vai meu endereço de e-mail, darci@utfpr.edu.br, 3310-4478 cel: 9108-8039.

    ResponderExcluir