terça-feira, 1 de setembro de 2009

Plataforma Elevatória Inclinada

A Plataforma Elevatória Inclinada é um tipo de mini-elevador bastante versátil, porque permite instalação em locais onde não é possível a instalação de uma Plataforma Elevatória Vertical ou Elevador de Passageiros, pois não precisa de um espaço reservado apenas para o equipamento. O movimento de elevação acontece paralelo à escada e quando não utilizado pode ser recolhido em uma posição vertical e ocupa pouquíssimo espaço. Outra vantagem deste equipamento é que praticamente não precisa de modificações na infra-estrutura local e tem maior aceitação pelo IPHAN em locais tombados pelo patrimônio histórico.
As Plataformas Elevatórias Inclinadas podem ser utilizadas por cadeirantes, muletantes ou por Pessoas com Mobilidade Reduzida como os idosos e gestantes que utilizam o equipamento sentados em uma mini-cadeira escamoteável.
Por outro lado, a sua instalação é mais complexa, e por enquanto não existem empresas nacionais que fabricam a plataforma inclinada atendendo a norma ISO9386-2, que é a norma internacional para este tipo de equipamento, e as soluções importadas do Canadá, EUA, Áustria, Espanha e Itália chegam ao Brasil a preços proibitivos.
No ano de 2008, a FINEP selecionou 206 projetos para o repasse de uma verba de subvenção visando o desenvolvimento de tecnologias nacionais, e dentre os projetos aprovados está o Projeto para desenvolvimeto da Plataforma Elevatória Inclinada à empresa Daiken. Acredita-se que de em 2011 teremos as primeiras plataformas inclinadas do Brasil sendo produzidas em conformidade com as normas internacionais e com preços mais acessíveis que as soluções importadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário