terça-feira, 3 de novembro de 2009

Especificação de Plataforma Elevatoria Vertical

A aquisição de plataformas elevatorias verticais  para acessibilidade necessita de muita atenção! 80% dos fabricantes oferecem equipamentos totalmente fora de norma com alto grau de risco aos usuários, e por não atenderem todos os requisitos da norma nacional NBR15.655-1 são passíveis de multa e autuação conforme o Decreto-Lei 5296/04 que deixa claro a obrigatoriedade do atendimento das normas nacionais da ABNT.
Para garantir a correta especificação, apresento alguns modelos de especificações de grandes corporações e instituições públicas que foram muito bem elaborados e minimizam a possibilidade de compra de plataformas que estejam fora de norma.


Modelos de edital da Caixa Econômica Federal:
Plataforma Elevatória Vertical sem enclausuramento http://docs.google.com/Doc?id=dd64wqwn_18ggmgmqcp

Plataforma Elevatória Vertical com enclausuramento http://docs.google.com/Doc?id=dd64wqwn_17f9zbq9cr

Obs.: A Caixa Econômica Federal desenvolveu uma especificação bastante completa citando os ítens principais da norma e também abrange o serviço de instalação e manutenção.

Logo atualizarei com outras especificações.
Participem com sugestões e dúvidas!

3 comentários:

  1. Boa tarde. Gostaria de saber se posso utilizar alguma bacia com caixa acoplada para um sanitário especial, ou deve somemente ser com abertura frontal.
    Agradeço antecipadamente e aguardo retorno. Gabriela Galinatti
    Banco Central do Brasil (Porto Alegre)

    ResponderExcluir
  2. Gabriela, se for vaso sanitario com caixa acoplada só se esta for embutida na parede. Quanto a com abertura frontal é mais utilizadas em hospitais. O mais importante é que a bacia fique a 46cm do piso acabado e as barras de apoio a 75cm do piso.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, sabe informar se existe alguma norma para acessibilidade para piscina terapeutica? rampa, elevador, guincho, etc... Agradeço e aguardo

    ResponderExcluir