quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A maioria das Rampas estão Fora de Norma


Muito utilizada para oferecer acessibilidade contígua a escadarias, a Rampa é uma solução excelente e definitiva quando aplicada a pequenos desníveis, mas é importante atender as especificações da norma NBR9050. Embora sejam poucos os requisitos da norma, a maioria das Rampas não atendem o principal ítem que se refere à inclinação máxima que varia conforme o desnível; quanto maior o desnível, menor a inclinação. E exatamente aí que começam os problemas, pois a inclinação permitida varia entre 5 a 10%, a Rampa necessita de muito espaço para a sua correta aplicação. A inclinação de 5% equivale à relação 1/20, ou seja, a cada unidade na altura, 20 unidades no comprimento. Muitas rampas fora de norma possuem inclinações impossíveis de serem superadas até mesmo pelos melhores atletas olímpicos.

Resumo dos principais requisitos das Rampas segundo a NBR9050:
  • Inclinação máxima (ver tabela).
  • Piso antiderrapante.
  • Largura mínima de 1,20 m.
  • Sinalização com Piso Tátil.
  • Corrimãos duplos em ambos os lados.
  • Rodapés com altura mínima de 5,0 cm.
  • Patamares no início e final de cada segmento.
Tabela de Inclinações:
     Desnível (h)               Inclinação máxima ( i )
   1,0m ≤ h                       5% (1:20)
   0,80  ≤ h < 1,00m         6,25% (1:16)
   0,20  ≤ h < 0,80m         8,33% (1:12)
  0,075 ≤ h < 0,20m         10% (1:10)
               h < 0,075m       12,5% (1:8)

Cálculo do comprimento da Rampa:   C = (h x 100) / i

Ex.:   Para desnível de 0,5m,   i = 8,33%  C=6,0m
         Para desnível de 1,0m,   i = 6,25%  C=16,0m
         Para desnível de 1,5m,   i = 5,0%    C=30,0m



Rampa fora de Norma: inclinação elevada, falta corrimão duplo, rodapé e sinalização com piso tatil





Rampa fora de Norma: inclinação elevada,falta corrimão duplo, piso antiderrapante e sinalização com piso tatil






Rampa em conformidade com a Norma

9 comentários:

  1. ola gostei muito deste blog por favor sera que podem me ajudar e me explicar como se mede a inclinaçao de uma rampaja vi os calculos e nao consigo entender gostaria se possivel uma exolicao com desenho se caso der e muito obrigado e fiquem com deus claudemir

    ResponderExcluir
  2. A tabela apresenta a inclinação em porcentagem e muitos ficam com dúvidas, não se preocupe. Verificando a tabela referente a rampas da NBR9050 é possível verificar também entre parênteses a proporção direta entre altura/comprimento, onde para a inclinação 10% temos a relação 1:10, isto significa que para cada unidade(centímetro)na vertical a rampa deve ter pelo menos 10 unidades na horizontal.
    Da mesma forma para a inclinação 8,33% temos a relação 1:12, isto significa que para cada unidade(centímetro)na vertical a rampa deve ter pelo menos 12 unidades na horizontal.
    Talvez as ilustrações referentes à rampas da cartilha da Febraban possam ser mais esclarecedoras, segue link: https://docs.google.com/leaf?id=0BxgjV2XypAAkODFiNWFmYTQtNGVmMi00YWIzLWE1ZDAtODZkYzJiMTQyN2Uz&sort=name&layout=list&num=50

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada por disponibilizar as informações de forma que um leigo consiga entender e reproduzir. Pelo que tenho visto, muitos arquitetos e engenheiros não dão importância à acessibilidade e quando questionados com relação ao calculo da inclinação das rampas ficam de dar a resposta depois, e depois, e depois....
    Novamente, obrigada!!
    Isabel C. P. Ribeiro

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Isabel,
    Os engenheiros e arquitetos tem o dever profissional de conhecer as normas nacionais de acessibilidade, uma vez que a acessibilidade é um requisito obrigatório por Lei (Decreto Federal 5296/04).

    ResponderExcluir
  5. Ola!
    tenho uma dúvida quando aos edifícios já concluídos, e que tem a intenção de implantar rampas para portadores de deficiência física, existe uma restrição de ordem construtiva para a instalação de rampa com a inclinação ideal, como poderia proceder com rampas móveis?
    Att:
    Luiza.

    ResponderExcluir
  6. Olá Sergio!
    tenho uma edificação comercial e gostaria de estar adaptando com rampas móveis no passeio publico, no entanto o passeio não possui largura suficiente. Para a largura do passeio as rampas teriam uma inclinação de 14,5%.
    Você tem alguma sugestão sobre isso?.
    Parabéns pelo site!
    Obrigada, aguardo resposta.
    Thais

    ResponderExcluir
  7. qual é o angulo ideal de uma rampa de acesso para deficiente fisico?

    ResponderExcluir
  8. Venho por meio desta solicitar sua ajuda.Meu problema é o seguinte, tenho um terreno com 3 cotas de desníveis, mas infelizmente não possuo conhecimento de onde instalar uma rampa, sendo que o projeto é para um cadeirante.(As cotas são de -1.0,-2.0 e -2.5.)
    Agradeceria por uma resposta.
    Grato.

    ResponderExcluir