terça-feira, 17 de maio de 2011

Entrevista - Calçadas sem Acessibilidade

video

Um dos maiores problemas para pessoas com mobilidade reduzida é a falta de acessibilidade nas calçadas, pois é difícil encontrar calçadas adequadas para que todos possam locomover de maneira segura e confortavel.
O tipo de material aplicado influencia na "escorregabilidade" e formação de buracos ou saliencias, mas parece que ninguem pensa nisso.  É comum encontramos arvores ou suas raízes obstruindo o caminho, algumas vezes até mesmo mobiliários urbanos instalados de maneira inadequada impedem o fluxo das pessoas.
Um dos motivos que dificulta muito a criação de padrões adequados para as calçadas é que a competência da construção e manutenção das calçadas é do proprietário do imóvel adjacente a ela. A prefeitura só assume a responsabilidade em algumas situações específicas como nos calçamentos das vias rápidas e avenidas.
É importante pensar nas calçadas já no Plano Diretor das Cidades, criar regras (Leis) claras para os projetos de calçadas, e realizar trabalhos orientativo e de conscientização junto à toda a população que estaciona sobre a calçada, deixa caçambas, lixos ou entulhos impedindo a função principal das calçadas, que é a mobilidade das pessoas.

Um comentário:

  1. Preciso de orientação. Onde acho que preferencialmente a rampa tem que ser constuída na entrada principal. Igreja aqui em Tupã reformando e não vai ter rampa na entrada principal da igreja e se uma noiva cadeirante quiser casar
    Se tiver uma brecha na lei mande-me por e-mail
    apdett@yahoo.com.br - www.apdett.blogspot.com

    ResponderExcluir