sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Sistema para deficientes visuais é apresentado na cidade de Jaú

                                                                                                                        Jornal da Cidade de Bauru

Jaú – A Prefeitura de Jaú apresentou ontem no auditório da Fiesp/Ciesp o novo projeto de acessibilidade aos deficientes visuais. Ao chegar a um ponto de ônibus uma gravação automática informa, por meio de uma caixa de som no ônibus, o número da linha. A gravação é repetida até que o usuário aperte um botão no seu aparelho indicando que encontrou o ônibus. O sistema é composto de um aparelho receptor, instalado no ônibus, e um transmissor que fica com o usuário. Ao chegar ao ponto, o passageiro seleciona a linha de ônibus desejada e o aparelho emite ondas de baixa frequência com raio de 100 metros.
O projeto prevê também palestras, cursos de formação de motoristas, e será custeado numa parceria inicial da Prefeitura de Jaú com a Empresa Macacari. A Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Idosos também está buscando novas parcerias para custear a linha de produção e reduzir o custo final do produto. No projeto-piloto serão distribuídos 30 transmissores para pessoas com deficiência e idosos e 50 ônibus receberão os receptores e alto-falantes. A secretaria acredita que a tecnologia é o principal fator de acessibilidade e inclusão social da pessoa com deficiência e pretende incentivar novos projetos e parcerias de desenvolvedores de tecnologia 100% brasileira.
O equipamento é de uma empresa de Belo Horizonte que lançou neste ano uma tecnologia em desenvolvimento há 12 anos para auxiliar, sobretudo,pessoas cegas: um sistema eletrônico para uso em transportes públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário