sexta-feira, 28 de agosto de 2009

2º Seminário de Inclusão da Pessoa com Deficiência


Conselho de Cidadania da Fiep discutiu a inclusão de pessoas com deficiência

No dia 25 foi apresentado um panorama da inclusão de pessoas com deficiência na indústria e a realidade e o desafio das ONGs que fazem a capacitação destas pessoas. Participam do painel Regiane Maturo, do Sesi; Mirella Prosdócimo, da ONG Adaptare; Iáskara Maria Abrão, coordenadora de Atendimento às Necessidades Especiais da Secretaria Municipal da Educação; Angelina Carmela Matiskei, do departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional da Secretaria de Educação; Luiz Filla, da URBS e Tereza Cristina Gosdal, procuradora do Ministério Público do Trabalho.

Já dia 27, a programação foi voltada às pessoas com deficiência, escolas especiais e entidades. O destaque foi a palestra "Boas práticas para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho - realidade francesa x realidade brasileira", que foi ministrada por Eliana Sampaio, diretora do Conservatório Nacional de Artes e Ofícios de Paris (CNAM), na França. A palestra faz parte das comemorações do Ano da França no Brasil.

Veja o texto completo:
II Seminario da Inclusão da Pessoa com Deficiencia no Mercado de Trabalho

2 comentários:

  1. Bom dia. Gostaria de saber se vcs sabem sobre adaptações em Paris-França, porque eu vou em julho para lá e como uso cadeira de rodas, pergunto se vcs conhecem alguma coisa sobre adaptações para cadeirantes naquela cidade. Por exemplo, transporte público e dica de algum hotel. No aguardo, sou Wanderley Ferreira dos Santos
    ps. por favor enviar resposta para o seguinte e-mail - abkkarvalho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Wanderley!
    Na França a acessibilidade é um assunto tratado com muita seriedade. Segundo a Eliana Sampaio, diretora do Conservatório Nacional de Artes e Ofícios de Paris, o governo aplica multas altíssimas para os estabelecimentos não acessíveis.
    Na França existem muitos ônibus acessíveis, os trens e metrôs possuem espaço exclusivo para cadeirantes e seus banheiros adaptados são bastante espaçosos e acessíveis, a maioria dos terminais e estações possuem plataformas elevatórias ou elevadores.
    Os principais museus, restaurantes e lojas de departamento são totalmente acessíveis.
    Mas nos hotéis em geral os quartos são muito menores do que estamos acostumados aqui no Brasil e talvez você tenha problemas. Utilize os guias de turismo, pois todos identificam o nível de acessibilidade dos hotéis e outros estabelecimentos.
    Vá sem medo!

    Boa Viagem!

    ResponderExcluir