segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Elevador para Acessibilidade

Em edificações com escadarias e principalmente onde existe mais de um pavimento o uso de elevadores é fundamental para garantir o acesso das Pessoas com Mobilidade Reduzida a todos os pavimetos.
Pode-se utilizar três tipos de elevadores:
  • Plataforma Elevatória Vertical: mini elevador para locais com desníveis de até 4 metros. Norma NBR15.655-1.
  • Elevador Unifamiliar: mais simples que um elevador de passageiros, mas com todos os sistemas de segurança de um elevador de passageiros. Pode ser utilizado desde que fique claro o uso exclusivo para as Pessoas com Moblidade Reduzida. Para locais com desnível máximo de 12 metros. Norma NBR12.892,
  • Elevador de Passageiros: Em locais com desnível superior a 12 metros a única solução permitida é o elevador de passageiros. Neste caso, além de atender a norma NM207 (para elevador elétrico) ou a norma NM267 (para elevador hidráulico) também deverá atender a norma NM313 referente às adequações para a acessibilidade.

7 comentários:

  1. qual a dimensão mínima de cabine de um elevador de passageiros?

    ResponderExcluir
  2. Para elevadores unifamiliares a norma NBR12892 limita a área da cabina em no máximo de 1,25m². Na cidade de São Paulo o órgão fiscalizador - CONTRU exige o cumprimento da resolução CPA/ SEHAB-G/010 que define as dimensões deste tipo de elevador em 0,9 x 1,3m (largura x profundidade, mas este tipo de elevador só pode ser utilizado em residencias ou para uso exclusivo em locais públicos.
    Para Elevadores de Passageiros que podem ser utilizados em qualquer contexto,a norma NM313 define as dimensões minimas conforme uma tabela e a menor das dimensões é de 1,0 x 1,25m (largura x profundidade).

    ResponderExcluir
  3. Em prédios comerciais de térreo e sobreloja pode-se usar a cadeira elevador?

    ResponderExcluir
  4. Poderá usar a plataforma para acessibilidade, porém, tem que respeitar um percurso de piso a piso de até 4m. Acima desse valor obrigatoriamente será elevador. O bom da plataforma que atenderá o que tange acessibilidade e seu valor é muito inferior a de um elevador.

    ResponderExcluir
  5. PARA UM EDIFICIO ONDE EXISTAM DOIS OU MAIS ELEVADORES, QUANTOS DESTE DEVEM ATENDER A NORMA DE ACESSIBILIDADE.

    ResponderExcluir
  6. Pergunta:
    Tenho uma plataforma elevatória para acessibilidade,
    Tenho que deixá-la exclusivamente para acessibilidade?
    Posso usá-la também para transporte de carga?
    Existe alguma lei que fala a respeito da exlusividade?

    ResponderExcluir
  7. Prezado Sergio, boa tarde!
    parabéns pelo site! Está fantástico! Sou arquiteta e professora nos cursos de arquitetura e engenharia em Vitória/ES e em busca de material para minhas aulas descobri o seu site...agradável surpresa. Só nao consegui me filiar, participar dele. Como faço? Aguardo seu contato. Meu email: leticiarabbi@gmail.com

    Desde já agradeço.

    Att,
    Leticia Siqueira. 05/06/13.

    ResponderExcluir